Evidências crescentes sugerem uma distinção entre a ingestão de água necessária para manter um estado euhidratado e a ingestão de água considerada adequada do ponto de vista da saúde a longo prazo.
A água é essencial para a vida, representa o maior nutriente individual em termos de ingestão e deve ser reposta diariamente por meio do consumo de alimentos e líquidos. A ingestão adequada foi estabelecida com base nos dados da mediana da população. No entanto, a ingestão adequada não está ligada a resultados de saúde específicos, e as necessidades diárias de água são altamente individuais e dependem do ambiente, atividade, dieta e outros fatores.
Em 24 horas, esse valor representa a soma líquida de ganhos, perdas e respostas neuroendócrinas de água que atuam para manter a homeostase da água corporal e responde rapidamente às mudanças na água diária ingestão.
Como identificar alterações na urina?
A cor e a presença de espuma, por exemplo, podem indicar alguma disfunção, como problemas nos rins ou desidratação. Por isso, eu te pergunto: você bebe água regularmente? A quantidade correta de água deve ser calculada de acordo com o seu peso. Assim, multiplique 35ml de água com o seu peso.
Sendo assim, uma pessoa de 70kg deverá beber em média 2,4 litros de água diariamente (35 x 70 = 2450ml), o que é algo em torno de 12 a 13 copos de água por dia.
Mas lembre-se, se você treina com frequência, é preciso fazer outro cálculo, pois você perde mais líquidos devido à atividade física. Nesse caso, o cálculo seria 45ml de água por quilo. Então, você deve tomar 3,1 litros de água por dia (45 x 70 = 3.150ml). A água é essencial para manter o funcionamento do aparelho urinário, além de fazer bem para a pele e todos os outros órgãos.
A produção da urina acontece na região chamada néfrons, as unidades funcionais dos nossos rins. Por conta da produção de urina, o nosso organismo é capaz de eliminar substâncias em excesso e tóxicas ao corpo. E você? Já prestou atenção na cor da sua urina? Talvez você ache isso estranho, mas ao prestar atenção na urina, é possível perceber sinais importantes sobre a sua saúde.
Confira algumas colorações que essa urina pode assumir e o que isso representa:
Transparente: muito consumo de água;
Amarelo claro: cor normal;
Ambar ou mel: sinais de desidratação;
Amarelo escuro: beba mais água;
Com espuma: pode ser sinal de problema renal ou de excesso de proteína na dieta;
Laranja: pode ser resultado da pigmentação da comida, excesso de vitamina C, problema na vesícula ou no fígado;
Avermelhada: pode ser resultado da pigmentação da comida ou indicar problemas na bexiga ou rins;
Acastanhada: problema no fígado ou desidratação grave;
Azulado ou esverdeado: pode indicar resultado da pigmentação de algum alimento, medicação ou indicar uma infecção bacteriana.
Converse com o seu urologista na presença dessas alterações.