É comum escutar no consultório a seguinte pergunta: “Doutor, quais as indicações para próteses penianas?” Esse assunto ainda envolve alguns tabus, mas quero ajudar vocês, leitores que acompanham nosso site, a compreender melhor.
Os implantes penianos ou próteses penianas, são a solução para muitos casos de disfunção erétil. Saiba mais sobre Disfunção Erétil. Entretanto, existem outras situações em que o implante peniano é recomendado. Por isso, veja abaixo outras indicações:
Quais as indicações para próteses penianas?
As próteses penianas são dispositivos que garantem ao homem a solução para o problema de ereção, visto que proporcionam resultado de forma definitiva. As próteses se classificam em infláveis e maleáveis ou semirrígidas. Isso porque existem dois tipos: um deles proporciona ao pênis o retorno ao estado flácido e o outro deixa-o permanentemente ereto, mas sem causar prejuízos a sua vida social e esportiva. Calma, vou explicar o funcionamento das próteses mais abaixo.
Quanto às indicações para próteses penianas, são recomendadas para as seguintes situações:
- tratamento da curvatura severa do pênis (doença de Peyronie);
- disfunção erétil grave;
- como tratamento de disfunção erétil após a retirada da próstata;
- disfunção erétil em decorrência de diabetes, acidentes, tabagismo, traumas ou alguma cirurgia realizada na região do pênis.
Portanto, os pacientes com indicações para próteses penianas, devem conversar com o seu urologista e definir qual tipo de prótese é melhor para o seu caso.
Quais tipos de próteses penianas existem?
Existem dois modelos de próteses penianas, as infláveis e as maleáveis ou semirrígidas. As infláveis funcionam a partir de um mecanismo de acionamento, para que o pênis fique ereto no momento que o paciente deseja e depois retorne ao seu estado de flacidez. Esse tipo de prótese é composto de três componentes: um reservatório de soro, um “pump” (bombinha escrotal) e 2 cilindros. Desse modo, o reservatório que fica ao lado da bexiga é acionado por um dispositivo (localizado sob a bolsa escrotal) e envia o soro para os cilindros na região do pênis, promovendo assim a ereção.
O funcionamento desta prótese é simples e não interfere na libido do paciente. Ou seja, o paciente sente prazer e ejacula da mesma forma que quando não necessitava do auxílio da prótese.
Na prótese semirrígida o funcionamento é diferente. Para entender melhor: são colocadas duas hastes fixas de silicone no interior do pênis. Estas hastes fazem o pênis ficar permanentemente ereto. Mas não se preocupe! O pênis fica maleável e pode ser dobrado de forma a não prejudicar a vida social e esportiva do indivíduo.
Benefícios da colocação de próteses penianas
Dentre os benefícios da colocação de prótese peniana estão:
- o paciente volta a ter a capacidade de ereção;
- é possível manter relações sexuais duradouras e satisfatórias;
- melhora na qualidade de vida com a parceira;
- não altera a aparência do pênis;
- mantém o orgasmo e a capacidade de sentir prazer;
- o homem continua com o controle da micção.
Além disso, o homem pode praticar esportes sem se preocupar (após o período de recuperação da cirurgia).
Acredito que, dentre os benefícios da colocação da prótese peniana, o principal é o ganho na qualidade de vida. Devemos levar isso em conta. Pois o homem, ao sofrer com dificuldades na sua sexualidade, tem as outras áreas da sua vida afetadas. E aí, ficou com dúvidas? Então marque uma consulta com o seu urologista de confiança e saiba mais. Enfim, já que está por aqui, aproveite os conteúdos do blog.