Microcirurgia de varicocele: o que você precisa saber

microcirurgia de varicocele

A varicocele é a causa tratável mais comum de infertilidade masculina. Muitos homens não conseguem gerar filhos devido a essa condição, pois ela afeta diretamente os espermatozoides. Atualmente, a melhor forma de tratamento disponível é a microcirurgia de varicocele. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre esse assunto.

O que é varicocele?

Essa doença se caracteriza pela dilatação das veias testiculares. É a mesma doença que afeta de forma mais comum as pernas femininas, conhecida como varizes dos membros inferiores. Trata-se da incompetência de algumas veias para devolver o sangue ao coração, de modo que ocorre um refluxo venoso. Dessa forma, o sangue que fica retido nas veias testiculares causa aumento da pressão e da temperatura testicular, o que pode pôr em risco a vida dos espermatozoides e costuma prejudicar muito a sua qualidade. Por isso, o homem com varicocele tem muitas dificuldades para engravidar a sua esposa, ou pode tornar-se completamente infértil.

Os testículos se localizam na bolsa escrotal, isto é, “fora do corpo”, por um motivo específico: para manterem-se a uma temperatura mais baixa que a do restante do corpo. Essa temperatura mais baixa é essencial para a sobrevida e a qualidade dos espermatozoides. O calor excessivo nos testículos produzido pelas veias dilatadas gera um aumento nos radicais livres. Os sistemas antioxidantes não conseguem combater adequadamente esse aumento. Portanto, o homem desenvolve o que chamamos de estresse oxidativo, e é essa condição que afeta os espermatozoides.

E existe tratamento?

Sim. A melhor opção de tratamento é a varicocelectomia microcirúrgica, ou microcirurgia de varicocele. É possível operar o paciente sem o uso do microscópio, ou seja, como uma cirurgia convencional. Contudo, esse método cirúrgico expõe o paciente a alguns riscos:

• Algumas das veias dilatadas podem passar desapercebidas, devido ao seu tamanho reduzido. Dessa forma, a varicocele pode continuar e a fertilidade do homem pode não melhorar;

• O cirurgião pode ter dificuldades em identificar a artéria testicular: se ele lesioná-la, pode ocorrer a atrofia do testículo e a consequente piora da fertilidade;

• Pode-se danificar os vasos linfáticos: isso pode fazer com que a linfa se acumule no escroto, problema conhecido como hidrocele (água no testículo).

E como é a microcirurgia de varicocele?

Por outro lado, a microcirurgia de varicocele oferece diversos benefícios ao paciente. O uso do microscópio permite ao cirurgião muito mais assertividade na separação das veias doentes das saudáveis, reduzindo também os riscos de danificar os vasos linfáticos e a artéria testicular. Isso diminui consideravelmente as possíveis complicações da cirurgia, como hidrocele e atrofia, além de aumentar muito as chances de o paciente recuperar a sua fertilidade normal.

O procedimento, que consiste em fazer a ligadura e a secção das veias doentes, é realizado com raquianestesia e sedação anestésica. O paciente precisa ficar internado por um período de 12 a 24 horas. Em muitos casos, o paciente apresenta um inchaço na região escrotal, que pode durar de 3 a 10 dias. Sendo assim, bolsas de gelo a cada 4 horas nos dois primeiros dias do pós-operatório e o uso do suspensório escrotal por 15 dias auxiliam na recuperação.

Por ser um procedimento simples, o paciente pode retornar ao trabalho 3 dias após a alta, e retomar as atividades físicas e sexuais entre 15 e 30 dias.

Portanto, se você recebeu esse diagnóstico, converse com o seu urologista sobre a microcirurgia de varicocele.

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA