Vasectomia sem cortes

Conheça o especialista referência no procedimento em Curitiba

Seja para tratar dificuldades em atingir ou manter a ereção, a prótese peniana e as injeções intracavernosas podem ser a solução que você procura! Entre em contato e saiba como pôr um ponto final na disfunção erétil.

Depoimentos

O que é a vasectomia sem cortes?

A vasectomia sem cortes, também conhecida como vasectomia sem bisturi, é um procedimento moderno e minimamente invasivo realizado para promover a contracepção masculina de forma permanente. Diferentemente da vasectomia tradicional, esse método não requer incisões com bisturi, o que reduz significativamente o trauma cirúrgico e promove uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Procedimento sem agulhas e bisturi

A técnica de vasectomia sem bisturi é particularmente notável por não utilizar agulhas para a anestesia local. Em vez disso, emprega-se um dispositivo que administra a anestesia por meio de jatos na pele, tornando o processo muito menos doloroso.

Veja o passo a passo do procedimento

Cicatrização após 15 dias

Diferenças em relação à técnica convencional

Menos trauma aos tecidos

A substituição do bisturi por uma pinça especialmente desenvolvida reduz significativamente o trauma, pois realiza uma dissecção sem corte tradicional.

Tamanho do corte

Enquanto a vasectomia tradicional faz incisões de 1,5 a 3,0 cm, a vasectomia sem bisturi faz um acesso menor do que 0,5 cm.

Redução de sangramentos

A área de traumatismo reduzida minimiza o risco de sangramentos e a dor associada. Além disso, a menor invasividade do procedimento elimina a necessidade de suturas.

Bloqueio do ducto

Os canais que conduzem os espermatozoides são cortados e suas extremidades são ocluídas com cauterização, ligadura de ambos os lados e colocação em camada diferentes para não se reencontrarem.

Dr. Tiago

Mierzwa

– Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná

– Coordenador dos Serviços de Andrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru

– Membro Professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia

– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ American Urological Association/ International Society for Sexual Medicine/ Sociedade LatinoAmericana de Medicina Sexual

– ABEMSS/ Confederación Americana de Urologia/ Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida

Benefícios da técnica minimamente invasiva

Execução rápida
O procedimento é mais rápido, o que diminui o tempo de cirurgia.
1
Menos dor e sangramento
Menor trauma resulta em menos dor e sangramento durante e após a cirurgia.
2
Recuperação acelerada
Os pacientes retornam às suas atividades cotidianas muito mais rapidamente.
3
Redução de complicações
Estudos indicam que essa técnica resulta em menos complicações, como hematomas e infecções, além de proporcionar uma retomada mais rápida da vida sexual.
4

Evolução e técnica atual

Nas últimas décadas, uma nova abordagem cirúrgica foi desenvolvida, permitindo a realização da vasectomia de forma ainda menos invasiva. Essa técnica envolve a divulsão da pele escrotal sem incisão e ligadura dos ductos deferentes.

Como é realizado o procedimento?

Durante a vasectomia sem cortes, o médico utiliza uma técnica especial chamada punção com pinça:

  1. Anestesia local: primeiramente, a área a ser operada é anestesiada com um jato anestésico utilizando dispositivo desenvolvido para isso, o que garante que o procedimento seja indolor.
  2. Punção: com a ajuda de uma pinça especial, é feita uma pequena punção na pele do escroto ao invés de uma incisão.
  3. Acesso aos ductos deferentes: por meio dessa punção minúscula, o médico localiza os ductos deferentes, que são os canais que transportam os espermatozoides.
  4. Ligadura ou cauterização: os ductos deferentes são então cortados, ligados e cauterizados para interromper o fluxo de espermatozoides.

Quem pode realizar a cirurgia de vasectomia?

A cirurgia de vasectomia, incluindo a técnica sem cortes, é indicada para homens que:

  • Decidiram não ter mais filhos: homens que estão certos de que não desejam mais filhos biológicos podem considerar a vasectomia como uma solução contraceptiva definitiva. No entanto, caso mudem de ideia, é possível realizar a reversão do procedimento.
  • Buscam um método contraceptivo permanente: aqueles que procuram uma alternativa permanente e eficaz aos métodos contraceptivos temporários, como preservativos ou controle hormonal.
  • Têm problemas médicos ou genéticos: homens que têm condições médicas ou genéticas que desejam evitar transmitir aos filhos podem optar pela vasectomia.

É possível reverter a vasectomia sem cortes?

Sim, é possível reverter a vasectomia sem cortes. A reversão da vasectomia, conhecida como vasovasostomia, envolve a reconexão dos ductos deferentes que foram previamente cortados ou bloqueados. Embora a reversão possa ser mais complexa do que o procedimento original, especialmente quando feita após muitos anos desde a vasectomia, ela pode ser realizada com sucesso em muitos casos. Para obter melhores resultados, é essencial que o procedimento seja conduzido por um urologista experiente, como o Dr. Tiago Mierzwa, especialista em saúde sexual e reprodutiva masculina.

Caso queira saber mais sobre a reversão de vasectomia, clique no botão abaixo:

Assista ao vídeo abaixo em que o Dr. Tiago Mierzwa fala sobre a reversão de vasectomia:

Como me encontrar?

Contato e localização

Urocentro
Rua Portugal 307, São Francisco, 1º Andar, Curitiba – PR
Telefone: (41) 3074 7496
WhatsApp: (41) 99713-8434

Dr. Tiago Mierzwa | Urologia e Andrologia | CRM-PR 32299 – RQE 24845